-
Jornalista: Felipe, como acontece a concepção de um projeto?
FC: A concepção é uma das etapas iniciais de um projeto de arquitetura, conhecida como conceito. É o desenho inicial com a síntese das soluções relacionadas entre diversos fatores, como as necessidades do cliente, seus desejos e as possibilidades do imóvel.
Depois de conversar com o cliente e conhecer um pouco mais do seu imóvel, espaços e desejos, eu construo o desenho desde o layout inicial com imagens realistas até os desenhos técnicos para a perfeita execução do projeto.
Eu trabalho com o sonho dentro de possibilidades. Quando o cliente chega até mim, ele está atrás de um profissional para fazer uma das coisas mais importantes da vida dele: a sua casa. É ali o seu espaço no mundo. Diante dos seus desejos e dentro do possível para cada um, eu pesquiso e vou atrás de cores, mobiliário, arte, texturas, um universo para que o encanto se faça real. Tudo é construído junto de quem vai viver essa casa.
-
Jornalista: O que é o serviço de curadoria Felipe Carolo?
FC: Meu projeto de curadoria vem desse lugar que é tão fundamental – o como uma pessoa vive. Para fazer o projeto de interiores, a construção de intimidade é essencial. Assim, eu consigo entender como a casa será vivenciada e os espaços habitados. Qual o ambiente preferido, os móveis que serão mais usados, se a pessoa gosta de receber ou da casa mais para ela. Assim, consigo traduzir o estilo de vida e oferecer o que vai dentro, sobre e além do mobiliário.
E por ser uma pessoa que ama e que vive intensamente a casa, eu entro nesse lugar de saber o que sugerir facilmente a meu cliente, porque eu testo marcas, materiais, design.
Ele gosta de comer aperitivos? Então eu preciso de várias coisinhas para petiscar, pratinhos, cumbucas legais, tábuas para servir, coisas do tipo. Ele gosta de receber e tomar vinho? Eu preciso comprar uma taça coringa, clean, que, caso quebre, eu consigo achar igual para repor. Ah, ele gosta de tomar uísque? Vou atrás dos melhores copos e acessórios.
E assim eu vou montar uma casa – dos equipamentos a utensílios do dia a dia para a cozinha, louça lisa e básica que funciona para as refeições cotidianas até um momento especial para servir aos mais práticos, jogos distintos de louças para os mais ousados, toalha de mesa ou jogos americanos. E o mesmo funciona para outros ambientes da casa – quartos, organização de armários, closets e escolha de roupas de cama, banheiros e compra de toalhas.
E, claro, vou eleger junto do cliente um cheiro especial para cada ambiente. Porque toda casa tem que ter um cheiro único, memorável, que o faça voltar para o seu local de acolhimento toda vez que você volta para ela.
-
Jornalista: Como é realizado o serviço de manutenção?
FC: Toda casa precisa de manutenção, todo projeto tem uma data de validade e precisa de atenção para a pintura, o restauro de móveis, a manutenção de esquadrias e portas, por exemplo, além de um olhar apurado para a preservação do mobiliário e necessidades básicas como questões que surjam na hidráulica e elétrica.
Quando fico responsável pela manutenção de uma casa, cuido de tudo mesmo. Se tem cheiro de mofo, vamos investigar o porquê e acabar com ele. Se temos jogos de lençóis a serem trocados ou xícaras bicadas, vamos providenciar a troca. Brinco que cuido da segurança ao carinho do dia a dia com a beleza do design e as fragrâncias deliciosas que deixam a nossa casa ainda mais convidativa quando voltamos para ela.
-
Jornalista: E você ainda faz restauro?
FC: Tive uma empresa de restauro de pedra – mármore e outras. Tenho sólido conhecimento com a preservação e manutenção de cada uma delas. Hoje, ofereço este serviço apenas aos meus clientes.
-
Jornalista: Qual tipo de mobiliário você desenha, Felipe?
FC: O mobiliário desenhado por mim vem sempre da necessidade do cliente e da não possibilidade de compra de algo que, ou não encontramos como sendo a melhor opção estética para o ambiente, ou, algum desejo específico do ciente. Assim, criei o aparador de três pés para a minha sala e a o móvel para TV. Desenho camas, escrivaninhas, estantes e os sofás curvos, que ultimamente têm sido a minha grande realização para salas
-
Jornalista: Felipe, você quem acompanha as suas obras?
FC: Sim, eu junto da minha equipe acompanho e faço toda a gestão para a execução da obra, do projeto às planilhas de custos, fluxo de caixa, organização até a entrega das chaves, ou seja, contrato Turn Key.
contato
email: contato@felipecarolo.com.br
whatsapp: mensagem
créditos
Jornalista convidada
Camila Oliveira @falacomacami
Fotos
Ruy Teixeira https://ruyteixeira.net/
John Daniel Powers www.johndanielpowers.com
Tuca Reinés www.tucareines.com.br
Marco Antônio @marcoantoniofoto
Gabriela Daltro www.gabrieladaltro.com
Duda Breda https://www.dudabreda.com/
Produções
Manuela Figueiredo @manufigueiredo
Karin Gimenes @kagimenes
Vídeos
Bernardo Guerreiro @bernardoguerreiro
Gabriela Mo @gabrielamo
Design
Silvia Ribeiro silviaribeiro.com